domingo, 21 de agosto de 2011

DESCOBERTAS CORPORAIS NA INFÂNCIA

         
           Nos primeiros meses de vida as crianças já começam com descobertas evidentes com suas mãos e pés, e a exploração de seu próprio corpo é constante.
            É importante sempre inovar no espaço onde a crianças costuma estar, pois desta forma a busca e a vivência por novas experiências se tornam constantes.
            As crianças descobrem a si mesmas, ao meio e ao outro a partir do contato físico e de suas ações. É importante encorajá-las a explorar e entenderem sua corporeidade em uma constante relação com o outro e com o meio.
            Desta forma inicia-se a construção de sua própria identidade e auto-imagem, por meio do conhecimento corporal.
O espelho é um ótimo aliado, pois a criança o utiliza para familiarizar-se com sua imagem, reconhecendo as sensações que o corpo produz. Descobrindo assim gradativamente seu corpo, seus movimentos, suas possibilidades e limites, suas diversas possibilidades.
            As crianças que conhecem a si mesma e ao seu corpo coordena adequadamente os seus movimentos, as atividades como um todo são facilitadas e melhora a relação com o mundo externo.
            Sendo assim procure não reprimir as ações de descobertas das crianças, pois são de suma importância para seu desenvolvimento integral.

Fotos: Renata Ritter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PCN de Educação Infantil (1998),

As instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras. (p.131)