sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Psicomotricidade na Terceira Idade


Segundo GONÇALVES, “a psicomotricidade é uma ciência cabível em qualquer época da nossa vida; seja na infância, adolescência, fase adulta ou velhice”. Então, através da gerontopsicomotricidade (geronto=velho, ancião), busca-se ajudar essas pessoas, nas perdas psicomotoras ocasionadas pelo envelhecimento.
Nos dias de hoje verifica-se a preocupação cada vez maior com a saúde da terceira idade, de saciar as necessidades deste público que a cada ano aumenta sua população.
Schmidt (2007) nos traz as intervenções e programas de atuação no Brasil e no mundo com a turma da terceira idade. Lembra-nos que nessa fase da vida, após os 45 anos, as alterações físicas, psíquicas, afetivas, sociais e psicomotoras vêm se tendo uma maior preocupação com a qualidade de vida por parte dos profissionais da saúde. (p.15)
Desta forma o mercado se expande em programas de saúde e lazer específicos para este público, visando um melhor atendimento aos idosos que por estar tendo uma velhice mais prolongada necessita deste atendimento específico.
Segundo VELASCO 2006,
Não é necessário apenas maior interesse em conhecer o envelhecimento. Há também, e principalmente, uma enorme necessidade de que ele seja rápido e amplamente compreendido em todas as suas nuances orgânicas, psíquicas e sociais. Afinal, a atendimento ao idoso já se coloca entre os principais problemas de saúde pública, não apenas nos países desenvolvidos, mas também naqueles em desenvolvimento, como o nosso. (p.45)

Por isso a preocupação em programas que realmente beneficiem este público, e que não seja uma programação de puro passar de tempo e de retirada de dinheiro. Mas sim, que possa proporcionar uma melhora na qualidade de vida prolongando-a de forma prazerosa.
NETTO apud SCHMIDT, 2007
Os problemas gerados pelo grande crescimento da população idosa, embora presentes em todas as regiões, são sem dúvida, mais agudos e dramáticos nas nações do Terceiro Mundo, particularmente no Brasil, onde o aumento do número de gerontes é proporcionalmente maior ... Com efeito, projeções demográficas demonstram que em nosso País, entre os anos 1950-2025..., a população total crescerá cinco vezes, enquanto a população com 60 anos e mais aumentará 15 vezes.

Com esse crescimento exorbitante necessitamos estar preparados para garantir as assistências necessárias para este período de desenvolvimento, com uma demanda bem significativa.
PELOSSO apud SCHMIDT (2007) acredita que através da Educação Permanente, este novo idoso construirá uma nova consciência de si, abrindo-se a novas indagações e a possibilidades nunca antes percebidas. (p.11)
A visão até pouco tempo atrás era de ser trabalho o desenvolvimento enquanto criança, mas devemos considerar as perdas obtidas com o decorrer deste avanço cronológico, e se não estimulado pode-se sim ser perdido. Então porque não estimular aguçar estes pontos para que sejam constantes na vida dos idosos.
O envelhecimento cronológico deve ser diferenciado do funcional. O conceito do tempo no processo de envelhecimento deve ser entendido nos aspectos físico, biológico, psicológico e social.
Segundo a Organização Mundial de Saúde apud Velasco 2006, o envelhecimento cronológico se dá a partir dos 60 anos, estando os idosos classificados em três outras faixas: de 60 a 69 anos estão os jovens idosos; de 70 a 79 anos os meio idosos; e, a partir dos 80 anos, os idosos velhos - faixa também chamada de quarta idade pelos franceses. (p.22)
Devemos assim investir neste trabalho na psicomotricidade, resgatando atividades psicomotoras para auxiliar no desenvolvimento global deste público, ofertando atividades que reequilibrem e reorganizem o corpo através de terapias que vão gerar auto-conhecimento e fortalecimento da auto-imagem.
GALVANI apud SCHMIDT diz anda que:
“... O conceito de Psicomotricidade ganha assim, uma expressão significativa, uma vez que traduz a solidariedade profunda e original entre a atividade psíquica e a atividade motora. O movimento é equacionado como parte integrante do comportamento, portanto, de uma concepção do desenvolvimento que coincide com a maturação e as funções neuromotoras e as capacidades psíquicas do indivíduo”.

Em virtude dos fatos mencionados acima, podemos entender e concluir que a gerontopsicomotricidade auxilia, e muito, os idosos a se redescobrirem, fazendo com que através do “movimento do seu corpo” aumentem a auto-estima, a autoconfiança e acima de tudo, a vontade e a alegria de viver em sua plenitude.

Referência Bibliografia:

GONÇALVES, Fátima. Psicomotricidade: uma ciência a serviço da vida. Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/sp/texto_psicomotricidade.htm, acessado em 10/04/2009 as 13:52.

VELASCO, Gonçalves Cacilda. Aprendendo A Envelhecer... á luz da Psicomotricidade. São Paulo: Phorte. 2006.

SCHIMIDT, Maria Luiza. Psicomotricidade na Terceira Idade. Uberlândia, 2007.

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PCN de Educação Infantil (1998),

As instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras. (p.131)