segunda-feira, 25 de abril de 2011

.FASES DO DESEVOLVIMENTO


  Pessoal me pediram muito que enviasse ações das crianças nas respectivas fases, estou postando algumas. Mas fiquem atentos cada criança é única, cada um tem seu tempo de desenvolvimento, estes itens servirão somente de bases, mas devem ser seguidos como regras. Não se esqueçam !!!!!!


0-3 MESES
  • No primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.
  • Passa boa parte do tempo dormindo.
  • Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo a ele.
  • No 2º ao 3º mês, o bebê já começa a acompanhar objetos e pessoas com os olhos e reconhece os pais.
  • Abre e fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos.
  • Segura objetos com firmeza por certo tempo e consegue pegar objetos suspensos.
  • Desenvolve um tipo diferente de choro para cada problema que se apresenta, como por exemplo, o constante e agudo.
  • Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas, braços, sorri e dá gritinhos.
  • Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça.
  • Comunica-se através do choro e ruídos.
  • Nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora.


4 – 7 MESES
  • Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.
  • Rola de um lado para o outro.
  • Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca.
  • Apresenta equilíbrio quando colocado sentado.
  • Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial.
  • Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas.
  • Fica repetindo os seus próprios sons e imita as vozes das pessoas ao seu redor.
  • Movimenta a cabeça na direção do som escutado.
  • Para de chorar ao ouvir música.
  • Sorri quando quer atenção do adulto.
  • Formação do conceito de causa e efeito no momento em que está explorando um brinquedo.
  • Olha, chacoalha, e atira objetos ao chão.

8 – 11 MESES
  • Engatinha e senta sem apoio.
  • Consegue ficar em pé com apoio.
  • Aponta para objetos ou pessoas.
  • Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar
  • Demonstra raiva quando não é o centro das atenções.
  • Reclama quando é contrariado.
  • Localiza a fonte sonora.
  • Bate palmas, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau.
  • Começa a compreende o significado de alguns gestos.
  • Balança a cabeça quando não quer alguma coisa.
  • Fase do treino com monossílabos do tipo: “ma-ma”, “da-da”, “ne-ne”.

01 02 ANOS
  • Anda sem apoio.
  • Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, subir em móveis e ficar nas pontas dos pés sem apoio.
  • Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo).
  • Gosta de rabiscar no papel.
  • Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo.
  • Mostra senso de humor.
  • Nesta fase, o bebê ainda não compreende as regras, contudo chora quando leva uma bronca e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado.
  • Quando está bravo, pode atirar objetos ou brinquedos.
  • Prefere não compartilhar brinquedos com as outras crianças.
  • A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas.
  • A criança começa a formar frases com uma palavra só, tipo “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê”.
  • Esta é a fase das perguntas: “que é isso?”
  • Usa o próprio nome.
  • Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas.
  • Apresenta atenção para histórias pequenas.

02 A 03 ANOS
  • Tira os sapatos.
  • Chuta bola sem perder o equilíbrio.
  • Gosta de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
  • Apresenta percepção de quem é.
  • Mexe em tudo e testa a autoridade.
  • Tenta impor suas vontades.
  • Prefere companhia para brincar.
  • As frases vão aumentando e surge o plural.
  • As crianças nesta fase têm uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
  • Pergunta: "cadê", "O que", "onde".
  • Fala de si mesma na 3a. pessoa.
  • Chama familiares próximos pelo nome.

03 A 04 ANOS
  • Consegue colocar suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
  • Gosta de desenhar.
  • Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
  • Consegue pedalar.
  • Brinca com as outras crianças.
  • Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.
  • Constrói frases com até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas.
  • Compreende os conceitos de igual e diferente.
  • É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
  • Lembra e conta histórias.
04 A 05 ANOS
  • Consegue usar a tesoura, corta papel.
  • Maior domínio no uso de talheres.
  • Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento.
  • Está mais sociável com as outras crianças.
  • Se sente grande perto das crianças menores.
  • Sente vontade de tomar as suas próprias decisões.
  • Nesta fase o vocabulário da criança aumentou bastante, já fala muitas palavras.
  • Expressa seus sentimentos e emprega verbos como “pensar” e “lembrar”.
  • Gosta de inventar e contar as próprias histórias.
  • Consegue identificar algumas letras do alfabeto e número.

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PCN de Educação Infantil (1998),

As instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras. (p.131)