quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vivências....

Cada criança necessita imitar e escolher seus modelos, mas também precisa expressar-se à sua maneira, ser aceita e respeitada, ser reconhecida como pessoa distinta que tem vida própria e potencial para uma progressiva autonomia.
Necessitam manipular, movimentar-se, montar e desmontar, empilhar, arrastar, empurrar, imitar, ter contato físico. Sendo assim, a exploração dos objetos e espaços, tudo é novidade em seu repertorio motor e que serão identificados e assimilados por meio da exploração.
Estas são ações que necessitam de estímulos, para que a criança possa passar de uma fase para outra de acordo com seus limites e necessidades. As estimulações devem ser lúdicas, por meio de brincadeiras, pois desta forma a absorção destes novos conhecimentos serão efetivos no desenvolvimento e construção de seu repertório.
Por isso... deixem as crianças explorarem os materiais e espaços, claro que sempre com segurança. Não os limitem desta fase de suas vidas em que a construção de seus conhecimentos e vivências virá de suas explorações!!!!
Grasiele S. de Almeida
Educadora Física e Psicomotricista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PCN de Educação Infantil (1998),

As instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras. (p.131)