quinta-feira, 21 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE

Antes de iniciarmos as sessões de psicomotricidade é importante termos um conhecimento do histórico do sujeito, sendo uma das ferramentas utilizadas a anamnese.
A anamnese é um documento que permite ao profissional investigar e fazer da melhor forma as intervenções necessárias com o sujeito.
O diagnostico para o psicomotricista, deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É ele, portanto a base que dará suporte para os encaminhamentos necessários das sessões.
            Por meio dela nos serão reveladas informações do passado e do presente do sujeito, juntamente com as variáveis existentes em seu meio. Observa-se a visão da família sobre a história do sujeito, seus preconceitos, frustrações, afetos, conhecimentos e tudo aquilo que é depositado sobre o sujeito.
É importante que conste nesta anamnese como foi a gravidez, pré-natal, concepção. Weiss nos informa que,
“A história do paciente tem início no momento da concepção. Os estudos de Verny (1989) sobre a Psicologia pré-natal e perinatal vêm reforçar a importância desses momentos na vida do indivíduo e, de algum modo, nos aspectos inconscientes de aprendizagem” (2003, p. 64).
Weiss nos orienta também saber sobre a história clínica, quais doenças, como foram tratadas, suas conseqüências, diferentes laudos, seqüelas.
Estas informações são importantes, pois servem de subsídios para um melhor desenvolvimento do trabalho junto ao sujeito, e principalmente a melhor forma de intervenção a ser aplicada.
Por isso na anamnese é necessária a ciência de que dos dados relatados serão verídicos, e principalmente que não seja negligenciada nenhuma informação por mais insignificante que pareça.

Segue abaixo um modelo utilizado.

Nome do aluno (a):
Data de Nascimento:
Nome do pai:
Data de Nascimento:
Escolaridade:
Profissão:

Nome da mãe:
Data de Nascimento:
Escolaridade:
Profissão:
Com quem vive a criança?
Filho (a) biológico ou adotivo?
Nome e idade de irmãos:
(  ) Casamentos (  ) divórcios (  ) separações
Tratamentos psicológicos de familiares: (  ) sim  (  ) não
Na família há casos de: (  ) alcoolismo (  ) drogas
A mãe teve qualquer aborto espontâneo ou filhos mortos à nascença? Quando?
Problemas até a data provável da concepção? Quais?
A gravidez foi desejada? (  ) sim  (  ) não
Teve alguma doença durante a gravidez? Medicamentos?
Houve ameaça de aborto? (  ) sim  (  ) não
O parto foi a termo? Se não, quanto tempo antes?
Foi prolongado o trabalho de parto? (  ) sim  (  ) não
Foram utilizados: (  )  fórceps (  ) Cesariana
A criança nasceu com alguma característica fora do comum?
Peso e altura ao nascer?
Apgar1’:                     Apgar5’:
Que doenças infantis a criança já teve?
O que é mais preocupante na sua saúde?
Sofreu algum acidente?
Já teve ou tem convulsões ou desmaios? (  ) sim  (  ) não
Vê bem? (  ) sim  (  ) não     Ouve bem? (  ) sim  (  ) não    
Respira bem? (  ) sim  (  ) não    
Reage mal a algum medicamento? __
A que horas se deita ____:____ e costuma acordar ___:____.
O sono noturno é constante?  Se não, quantas vezes costuma acordar?
Dorme sozinho? Se não, com quem?
Que idade tinha quando saiu do quarto dos pais?
Com que idade firmou a cabeça?
Quando começou a interessar-se pelos objetos? E a manipulá-lo?
Com que idade sentou-se sem apoio?
Engatinhou com que idade:
Com que idade ficou de pé com apoio: e sem apoio:
Anda sozinho? Desde quando?
Com que idade fez o controle urinário e fecal?
Usa de preferência a mão direita ou esquerda?
Perturba-se com ruídos fortes? (  ) sim  (  ) não
Mantém interesse por objetos ou atividades? (  ) sim  (  ) não
Obedece as ordens simples? (  ) sim  (  ) não
Como é a relação com outras crianças?
Como é a relação com adultos?
Manifesta comportamento de desobediência, agressividade e outros?
Mostra ansiedade ou fobias?
Tem amigo imaginário? (  ) sim  (  ) não
Descreva sucintamente a maneira de seu filho (a): Qual a relação pais/criança: Faz revisão médica com que freqüência? Datar a última.
Quais as suas expectativas em relação ao seu filho (a)?
Gosta de música? Que estilo?
Gosta de TV? O que assisti?
Com que idade começou a falar?
Exprime-se com ajuda de gestos?
Relação com irmãos?
O seu comportamento mantém-se constante ou modifica-se de uma hora para outra?
Fica aflito (a) quando se separa dos pais?
Faz algum tratamento de saúde especifico? Qual?
Caso haja algum diagnóstico médico referente ao seu filho favor anexar um atestado médico.

Eu, ________________________________________declaro que as informações são verdadeiras.

Data do preenchimento: ____/______/____.


Assinatura do Responsável

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PCN de Educação Infantil (1998),

As instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras. (p.131)